Democracia é demos e cracia, nem temos DEMO (povo) no poder e pelo visto nem CRACIA. Vamos estudar o porque desta conclusão: kratía, primeiramente “força”, “poder”, depois ganhando o significado de “governo”, resultando no latim “-cratǐa” e, por conseguinte, no português “-cracia”, isto significa que, como um pai, o ESTADO BRASILEIRO, ou o que chamamos vulgarmente de GOVERNO BRASILEIRO, não pode ficar apenas ameaçando o filho de que irá castigá-lo caso ele continue teimando e o desrespeitando. Sem a força nunca teremos DEMOCRACIA.
Neste sentido o GOVERNO/ESTADO BRASILEIRO, executivo, legislativo, judiciário e a imprensa, não exercem o poder de COERÇÃO, apenas ameaçam o MAL CIDADÃO de que se ele descumprir a lei será penalizado, mas na real, após cometer o crime, ele acaba se tornando uma vítima do sistema e os quatro poderes se unem pra protegê-lo.
Será que a adoção de um chip de controle/localização, ou algo menos invasivo que substitua a tornozeleiras já obsoletas, e adoção da LIBERDADE CONDICIONAL para os ressocializáveis/apenados de pouca gravidade de modo que eles possam ser localizados e acompanhados informaticamente melhoraria o sistema? Não sei … só sei que o sistema penitenciário se tornou a UNIVERSIDADE DO CRIME e nossas leis não são levadas em consideração pelos MAUS CIDADÃOS. É polêmico !!! Não tenho a solução, mas caso alguém tenha por favor faça sua sugestão.
Mas de antemão diga não ao ESTRUPO DE QUALQUER FORMA, não ao crime em todas as suas formas, não ao mal cidadão que anda armado e mata bons cidadãos e diga sim ao desarmamento TAMBÉM dos BANDIDOS …
Então Túlio , a Impunidade e o excesso de Permissividade facilitam e até incentivam a criminalidade de nosso Povo. Portanto é a Causa e o Efeito, o Aspecto é o Impacto decorrente que teimam em ser confundidos por Nós, Povo Brasileiro.
Mas ainda somos uma Sociedade nova, que Agora desperta para uma Cidadania Plena. Não podemos é deixar de acreditar em nós mesmos.